terça-feira, 15 de setembro de 2020

Benefícios dos programas de mentoria entre pares

Como organizar programas de mentoria para uma implementação eficiente em que todos beneficiam (mentor, mentorado e instituição escolar)?



As escolas devem criar um programa de mentoria tendo em vista estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos (Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020, de 20 de julho)

O programa de mentoria deve desenvolver-se através da identificação de alunos que, em cada escola, se disponibilizam para apoiar os seus pares acompanhando-os, designadamente, no desenvolvimento das aprendizagens, no esclarecimento de dúvidas, na integração escolar, na preparação para os momentos de avaliação e em outras atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares; 

A seleção dos alunos mentores e mentorandos deve ser efetuada de acordo com os critérios definidos no programa de mentoria, competindo às escolas disponibilizar os meios necessários à realização das atividades de mentoria, incluindo o apoio logístico. 

A participação como aluno mentor é registada no certificado do aluno, podendo ser valorizada na classificação dos alunos; 

A coordenação e o acompanhamento do programa de mentoria é efetuado pelo coordenador dos diretores de turma; 

A monitorização e avaliação do trabalho realizado no âmbito do programa de mentoria é efetuado pelo conselho pedagógico, devendo, para esse efeito, recolher evidências do trabalho realizado; 

Cabe ao coordenador do programa de mentoria, em articulação com cada diretor de turma: 
  1. Proceder à planificação das atividades a desenvolver, bem como o acompanhamento da sua execução; 
  2. Apoiar o aluno mentor no desenvolvimento das suas atividades, nomeadamente na criação de hábitos de estudo e de rotinas de trabalho; 
  3. Promover a interligação com os diretores de turma e com o professor tutor, quando aplicável, informando -os das atividades desenvolvidas pelos alunos no âmbito do programa; 
  4. Promover um ambiente favorável ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais; 
  5. Envolver a família do aluno na planificação e desenvolvimento do programa.

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