segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Auto-avaliação das Escolas

Ao construir um modelo de  auto-avaliação da Escola podemos rentabilizar tempo e esforço e tentar conciliar a auto-avaliação da Escola, com uma previsão da avaliação externa e com a avaliação de programas/projectos em desenvolvimento na escola.
Esta tarefa não é fácil, uma vez que cada um destes componentes apresenta funções e finalidades diferentes e está alocada em paradigmas opostos da administração escolar e consequentemente em paradigmas opostos da avaliação.
No entanto, esta tarefa não é impossível, uma vez que as três componentes apresentam domínios/eixos comuns.

A literatura vem alertando para a complexidade da organização escolar e das lógicas paradoxais em acção. Assim, propomo-nos construir um modelo adaptado à nossa realidade organizacional, tendo consciência dos constrangimentos no processo de auto-avaliação e dos seus caminhos mais positivos e mais negativos.

Neste sentido, apresentamos um  quadro teórico que fundamenta a nossa perspectiva de auto-avaliação, com base no conceito de escola que percepcionamos e de acordo com a missão que nos propomos desenvolver.

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