sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Como promover o sucesso escolar?

Após a publicação dos resultados escolares relativos ao 1º Período lectivo e após o tratamento estatístico dos mesmos parece pertinente que professores e alunos reflictam sobre os processos de promoção do sucesso educativo.

Uma sugestão para essa reflexão é a utilização de um instrumento, "diagrama SWOT" - adaptado, onde se podem identificar os pontos fortes e os pontos fracos (problemas) relativos ao 1º período e propor sugestões a implementar no 2º período para melhorar os resultados escolares.

O preenchimento desse diagrama pode ser realizado em grupo disciplinar pelos professores e em grupo turma pelos alunos com o director de turma (no papel de mediador). Esta metodologia de trabalho reflexivo é potenciadora de gerar planos de acção colaborativos para a promoção do sucesso educativo nas áreas identificadas como mais problemáticas.

O diagrama pode ser apresentado já preenchido com alguns aspectos, em cada um dos campos, e ser reorganizado e complementado pelos professores / alunos ou ser apresentado com os campos vazios e uma lista (anexa) de possíveis aspectos a serem colocados ou complementados com outros que professores / alunos entendam pertinentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário