quinta-feira, 7 de maio de 2015

Estado da Educação


"O insucesso escolar, entendido como a repetência ou retenção durante um ou mais anos ao longo do percurso escolar dos alunos, é apontado por alguns estudos como fator preditivo do abandono escolar" (p. 40).

"A ideia de que a repetição do ano favorece a aprendizagem do aluno ainda está muito enraizada entre nós. Para ultrapassar esta cultura de retenção não bastará alterar a legislação, é necessário encontrar estratégias credíveis que permitam fazer face às dificuldades dos alunos, das escolas e dos professores" (p. 40).

"Os dados de 2013, relativos ao abandono precoce, colocam Portugal (19,2%) na cauda Europa (11,9% na UE 28) e a uma distância significativa da meta para 2020 (inferior a 10%)" (p. 43).

"A prevenção do abandono precoce deverá passar pela promoção das aprendizagens e do sucesso escolar, ainda no pré-escolar e nos primeiros anos do Ensino Básico, através de estratégias que envolvam a escola, os professores e o contexto social e familiar dos alunos" (p. 43).

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