quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Um Olhar sobre o (In)Sucesso Escolar: Resultados de uma Experiência de Inovação Organizacional numa Coorte de Alunos do 3.º Ciclo no Triénio 2009/2012

Resumo: Em Portugal temos assistido a reformas e inovações sucessivas, num ambiente marcado por uma grande complexidade e diversidade de públicos escolares, e no entanto continuamos a revelar altas taxas de insucesso escolar (OCDE, 2011).
Na Escola Secundária de Valbom (ESV), a análise do insucesso histórico e a reflexão sobre as suas causas e estratégias de superação, presidiram à génese de um programa específico de intervenção, considerado adequado às características da população escolar do 3º ciclo, a implementar nas turmas de 7º ano. Muito oportunamente, o Ministério da Educação (ME) lançou em 2009 o Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE), tendo em vista o apoio ao desenvolvimento de projetos de escolas para a melhoria dos resultados escolares no ensino básico.
Assim o projeto da ESV foi aprovado como Escola Híbrida e foi apoiado com um crédito horário de 16 horas letivas e acompanhamento científico de uma Instituição de Ensino Superior, com o compromisso de a Escola reduzir o insucesso em 1/3 em cada ano letivo.
Este projeto de investigação e inovação pedagógica na organização escolar no âmbito do combate ao abandono e melhoria dos resultados escolares foi desenvolvido numa geração de alunos do 3º ciclo do ensino básico, no triénio 2009/2012, e tinha como principais estratégias de ação: a constituição de turmas integrando alunos com características e necessidades específicas; a implementação de metodologias de ensino e de avaliação adaptadas a cada turma; a assessoria e/ou desdobramento pedagógicos nas disciplinas de intervenção (Português, Matemática e Inglês) e a possibilidade de permuta dos alunos entre turmas.
Nesta comunicação apresenta-se o modelo organizacional implementado, as estratégias e as atividades de motivação desenvolvidas e a evolução dos resultados escolares da geração de alunos em estudo. A avaliação do PMSE revelou diminuição do insucesso e do abandono escolar, maior envolvimento de todos os atores na escola, maior motivação para a promoção do sucesso e diminuição da indisciplina, que era considerado um problema muito grave e limitante do sucesso escolar. Pela análise dos resultados das avaliações interna e externa verificamos que a geração de alunos do PMSE representa a coorte de alunos com maior sucesso histórico.

Abstract: In Portugal we have witnessed consecutive reforms and innovations, in a context of great complexity and diversity of school audiences. Nevertheless, Portugal still registers high rates of academic failure (OCDE, 2011).
In Valbom High School (ESV), the analysis of student’s underachievement and the reflection on its causes originated a specific intervention program adapted to 3rd cycle student’s characteristics. The program was first applied on the 7th grade classes. In the same year, the Ministry of Education (ME) launched the “Programa Mais Sucesso Escolar” (PMSE), intended to support school’s projects for the improvement of academic results in basic education. ESV’s project was named Escola Híbrida and was supported by the ME with 16 weekly teaching hours and benefitted from the scientific monitoring of a Higher Education Institution. In return, ESV committed to reduce student’s retention rates by one third in each academic year.
This project of investigation and pedagogic innovation in the school’s organization to prevent students’ dropouts and improve academic performance was developed in 3rd cycle students, in the triennium 2009/2012, and had as the main strategic actions: creation of classes of students with similar characteristics and needs; implementation of teaching and evaluation methodologies adapted to each class; advisory and/or classes’ split in the intervened disciplines (Portuguese, Maths and English) and the possibility of transferring students between classes.
In this article we present the implemented organizational model, the developed strategies, the motivational activities and the evolution of the intervened students’ performance. The evaluation of PMSE revealed a decrease of failure and dropout, greater involvement of all stakeholders in the school and greater motivation to promote the success and decline of indiscipline, which was considered a very serious factor constraining academic success. By analyzing the results of internal and external evaluation found that the generation of students PMSE is the largest cohort of students with historic success.

Couto, C. & Rocha, A. (2013). Um Olhar sobre o (In)Sucesso Escolar: Resultados de uma Experiência de Inovação Organizacional numa Coorte de Alunos do 3.º Ciclo no Triénio  2009/2012. In Feliciano Veiga (Coord.), Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia, pp. - . Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
ISBN: 978-989-98314-3-8.

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