quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Seminário TEIP: Caminhos para a Inclusão e para o Sucesso Educativo


No dia 11 de Dezembro de 2012 decorreu, no âmbito do Programa TEIP, o Seminário "Caminhos para a Inclusão e para o Sucesso Educativo" no auditório municipal da Póvoa do Varzim.

Ver ainda em: http://terrear.blogspot.pt

De acordo com a tutela e com os investigadores convidados
  • "Os professores são as peças centrais na construção de mudanças e na melhoria da educação e/ou na criação de experiências educativas potenciadoras de sucesso educativo". No entanto, segundo Carlinda Leite para que essa mudança e essa melhoria ocorram é necessário que os professores: saibam, possam e queiram a mudança e a melhoria da educação; trabalhem colaborativamente e partilhem e reflictam sobre as práticas e sejam reconhecidos pelos pares e pela tutela com a divulgação das boas práticas desenvolvidas.
  • Contrariando o relatório Coleman (1966) "A escola e os professores podem fazer a diferença e existem pressupostos básicos para essa consecução" que segundo Matias Alves estão centrados na "Gramática Escolar". Estes factores centrais da gestão e organização escolar passam pela gestão de recursos humanos, horários, distribuição de alunos por turma... e ainda pela gestão pedagógica em cada sala de aula em que os alunos devem ser produtores e não consumidores de conhecimentos.
  • "Para que a escola possa evitar que a injustiça social afecte os alunos" e não ratifique e reproduza as desigualdades sociais, perpetuando a pobreza e a iliteracia, Teresa Sarmento sugere que se ouça os alunos, que se focalize nestes a acção pedagógica e se desenvolvam os seus interesses pessoais. É necessário envolver as famílias e os alunos no seu percurso académico.

Os directores convidados a dar testemunho de "boas práticas" foram unânimes em considerar fundamental uma liderança democrática numa cultura integradora e numa gestão participada. Segundo Torres & Palhares (2009) este tipo de liderança consegue elevar os níveis de confiança dos professores, envolvendo-os na missão do projecto, alcançando, por isso, níveis mais elevados de esforço extra, eficácia e satisfação. Todo o trabalho deve ser baseado na colaboração, na participação, na autonomia, na motivação, na comunicação aberta e na responsabilização conjunta (Santos, 2007).

Segundo os especialista, para além desta liderança de topo, é fundamental uma liderança instrucional por parte de todos os professores. Esta liderança de sala de aula focada nas práticas pedagógicas, a qualificação de professores e os processos de partilha e colaboração são a chave para o sucesso.

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