sábado, 2 de novembro de 2013

A Escola e a (Re)Produção de (Des)Igualdades Sociais: Fundamentos e Resultados de uma Experiência de Inovação Organizacional

RESUMO: A necessidade de prover um serviço público que garanta a aquisição e distribuição equitativa de um “bem comum educativo”, para todas as crianças e jovens, levou a Escola Secundária de Valbom (ESV) a contratualizar com o Ministério da Educação (ME) um programa de combate ao abandono e melhoria dos resultados escolares, no âmbito do Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE) – Escola de tipologia Híbrida, desenvolvido numa geração de alunos do 3º ciclo do ensino básico, no triénio 2009/2012.
Nesta comunicação apresenta-se o modelo organizacional implementado, os seus fundamentos teóricos e a evolução dos resultados escolares tendo em conta a composição socioeconómica e cultural da geração de alunos em estudo.
Os resultados da avaliação do PMSE revelam diminuição do insucesso e do abandono escolar, maior envolvimento de todos os atores na escola e maior motivação para a promoção do sucesso e diminuição da indisciplina, que eram considerados problemas muito graves e limitantes do sucesso escolar. Pela análise das avaliações interna e externa verificou-se que a geração de alunos do PMSE representa a coorte com maior sucesso histórico da ESV, embora sejam alunos oriundos de famílias com baixas habilitações académicas, menores rendimentos e ocupação profissional menos qualificada.

ABSTRACT: The need to provide a public service that guarantees the acquisition and the fair distribution of a "common good educational" for all children and young people, led Valbom High School (ESV) to agree with the Ministry of Education (ME) the creation of a programme to fight school abandonment and improve academic achievement, under the guidelines of the “Programa Mais Sucesso Escolar” (PMSE) - Hybrid School typology, to be developed on a cohort of students of the 3rd cycle of basic education in the triennium 2009/2012. This article presents the organizational model of the programme, its theoretical foundations and the evolution of academic results, at the same time considering the socio-economic and cultural background of the students in the study.
The results reveal that the PMSE programme reduced students failure and dropout, increased the involvement of all actors in the school and their motivation to promote academic success and decrease of indiscipline, which were considered serious problems constraining academic success. By analyzing the internal and external evaluation we conclude that the generation of students that benefitted from the PMSE programme was historically the most successful cohort in ESV, even though students came from families with low educational attainment, lower income and less skilled occupation.

Couto, C. & Rocha, A. (2013). A Escola e a (Re)Produção de (Des)Igualdades Sociais: Fundamentos e Resultados de uma Experiência de Inovação Organizacional. In Bento D. Silva, Leandro Almeida, Alfonso Barca, Manuel Peralbo, Amanda Franco & Ricardo Monginho (Orgs.), Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, pp. 565-578. Braga: CIED – Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho.
ISBN: 978-989-8525-22-2.

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