Como organizar programas de mentoria para uma implementação eficiente em que todos beneficiam (mentor, mentorado e instituição escolar)?
As escolas devem criar um programa de mentoria tendo em vista estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos (Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020, de 20 de julho)
O programa de mentoria deve desenvolver-se através da identificação de alunos que, em
cada escola, se disponibilizam para apoiar os seus pares acompanhando-os, designadamente,
no desenvolvimento das aprendizagens, no esclarecimento de dúvidas, na integração escolar, na
preparação para os momentos de avaliação e em outras atividades conducentes à melhoria dos
resultados escolares;
A seleção dos alunos mentores e mentorandos deve ser efetuada de acordo com os critérios
definidos no programa de mentoria, competindo às escolas disponibilizar os meios necessários à
realização das atividades de mentoria, incluindo o apoio logístico.
A participação como aluno mentor é registada no certificado do aluno, podendo ser valorizada na classificação dos alunos;
A coordenação e o acompanhamento do programa de mentoria é efetuado pelo coordenador
dos diretores de turma;
A monitorização e avaliação do trabalho realizado no âmbito do programa de mentoria é
efetuado pelo conselho pedagógico, devendo, para esse efeito, recolher evidências do trabalho
realizado;
Cabe ao coordenador do programa de mentoria, em articulação com cada diretor de turma:
- Proceder à planificação das atividades a desenvolver, bem como o acompanhamento da sua execução;
- Apoiar o aluno mentor no desenvolvimento das suas atividades, nomeadamente na criação de hábitos de estudo e de rotinas de trabalho;
- Promover a interligação com os diretores de turma e com o professor tutor, quando aplicável, informando -os das atividades desenvolvidas pelos alunos no âmbito do programa;
- Promover um ambiente favorável ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais;
- Envolver a família do aluno na planificação e desenvolvimento do programa.
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