segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Auto-avaliação das Escolas

Ao construir um modelo de  auto-avaliação da Escola podemos rentabilizar tempo e esforço e tentar conciliar a auto-avaliação da Escola, com uma previsão da avaliação externa e com a avaliação de programas/projectos em desenvolvimento na escola.
Esta tarefa não é fácil, uma vez que cada um destes componentes apresenta funções e finalidades diferentes e está alocada em paradigmas opostos da administração escolar e consequentemente em paradigmas opostos da avaliação.
No entanto, esta tarefa não é impossível, uma vez que as três componentes apresentam domínios/eixos comuns.

A literatura vem alertando para a complexidade da organização escolar e das lógicas paradoxais em acção. Assim, propomo-nos construir um modelo adaptado à nossa realidade organizacional, tendo consciência dos constrangimentos no processo de auto-avaliação e dos seus caminhos mais positivos e mais negativos.

Neste sentido, apresentamos um  quadro teórico que fundamenta a nossa perspectiva de auto-avaliação, com base no conceito de escola que percepcionamos e de acordo com a missão que nos propomos desenvolver.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Como promover o sucesso escolar?

Após a publicação dos resultados escolares relativos ao 1º Período lectivo e após o tratamento estatístico dos mesmos parece pertinente que professores e alunos reflictam sobre os processos de promoção do sucesso educativo.

Uma sugestão para essa reflexão é a utilização de um instrumento, "diagrama SWOT" - adaptado, onde se podem identificar os pontos fortes e os pontos fracos (problemas) relativos ao 1º período e propor sugestões a implementar no 2º período para melhorar os resultados escolares.

O preenchimento desse diagrama pode ser realizado em grupo disciplinar pelos professores e em grupo turma pelos alunos com o director de turma (no papel de mediador). Esta metodologia de trabalho reflexivo é potenciadora de gerar planos de acção colaborativos para a promoção do sucesso educativo nas áreas identificadas como mais problemáticas.

O diagrama pode ser apresentado já preenchido com alguns aspectos, em cada um dos campos, e ser reorganizado e complementado pelos professores / alunos ou ser apresentado com os campos vazios e uma lista (anexa) de possíveis aspectos a serem colocados ou complementados com outros que professores / alunos entendam pertinentes.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

SOS ajudar a promover o sucesso escolar dos filhos

"Não lhe dê o peixe, ensine-o a pescar"


Renato Paiva autor do livro "Ensina o teu filho a estudar" no programa Boa tarde da SIC