sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Avaliação das Escolas em Portugal: o olhar da OCDE

O estudo da OCDE sobre "avaliação em sistemas educativos: o caso de Portugal" no capitulo 5 faz referencia ao processo relativo à avaliação das escolas.

Para saber mais consulte o documento original 

OECD (2012), "School evaluation", in P. Santiago, et al. , OECD Reviews of Evaluation and Assessment in Education: Portugal 2012, OECD Publishing.
doi: 10.1787/9789264117020-8-en

ou o estudo de Isabel Fialho et al (2012) "Relatórios internacionais e europeus, um olhar sobre a Avaliação Externa de Escolas em Portugal", apresentado no seminário "Avaliação externa de escolas: princípios, processos e efeitos".

(Auto)Avaliação das Escolas: referenciais teóricos

Afonso, Almerindo Janela (2009). Políticas educativas e accountability em educação. Subsídios para um debate iberoamericanoSísifo: Revista de Ciências da Educação, 9, p. 57-70.

Afonso, Natércio (2004). Avaliação e desenvolvimento organizacional da escolaRevista Brasileira de Política e Administração da Educação- RBPAE 20 (1).
Comunicação apresentada no II Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, Universidade de Aveiro, Maio de 2002.

Alaiz, Vítor (2007). Auto-avaliação das escolas? Há um modelo recomendável?. Correio da Educação (301).

Azevedo, Maria José (2007), Estudo - Avaliação das Escolas: Fundamentar Modelos e Operacionalizar Processos. In: SEMINÁRIO AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS: modelos e processos, Lisboa. Actas... Lisboa: Conselho Nacional de Educação.

Pacheco, José Augusto (2010). Avaliação Externa das Escolas: Teorias e Modelos. Conferência realizada no Seminário “Avaliação Externas das Escolas: Modelos, Práticas e Impacto”, realizado na Universidade do Minho, 13 de Julho de 2010.

Sá, Virgínio (2009). A (auto)avaliação das escolas: “virtudes” e “efeitos colaterais”Ensaio: avaliação e politicas públicas em Educação, 17 (62), p. 87-108.

Silva, Jorge (2010) (Director). Auto‐avaliaçao das Escolas e Processos de Auto‐monitorização. Revista ELO 17.